A ideia de celebrar o aniversário de Curitiba, comemorado no dia 30 de março, com vários cozinheiros da cidade dando aula nas feiras, Armazéns e Sacolões da Família, mercados e hortas da Prefeitura deve ser aplaudida.

Ver o prefeito de Curitiba na foto de divulgação do programa ao lado de chefs da cidade falando sobre valorização do pequeno agricultor é promissor. Estava nos objetivos do Gastronomia Paraná, lançado há quatro anos.

Lênin Palhano participa do Sabor Curitiba e estava ano passado no Xepa Day, que acontecerá novamente no dia 29 de abril

A lista dos chefs do Sabor Curitiba incluiu Manu Buffara, Lênin Palhano, Joy Perine, Beto Madalosso, Gabriela Carvalho, Délio Canabrava, Kauê Henrique, Celso Freire, Zico Garcez e Dudu Sperandio.

Eva dos Santos fecha a programação neste sábado (8/4), é a única aula que consigo divulgar aqui. Estou em Melbourne para a cobertura do The World’s 50 Best Restaurant e perdi a programação local. Ela irá se apresentar na feira de orgânicos do Passeio Público, às 10h30, neste sábado (8/4).

Gastronomia Paraná

Seguir os movimentos da sociedade que tomaram forma no mundo impondo a gastronomia como atividade que engloba várias áreas, da social ao turismo e à agricultura, passando a ser considerada uma manifestação cultural, é o desafio.

“Estimular as parcerias com os pequenos produtores, para melhorar a qualidade dos ingredientes e ajudar a impulsionar a cadeia produtiva”, era uma das principais ideias do Gastronomia Paraná, desenvolvido pela Paraná Turismo. Escrevemos na proposta do projeto. Agora é juntar as iniciativas e agir. O projeto foi interrompido em 2016, mas esperamos seja retomado.

Comida Relacional em Curitiba

Um pouco antes de saber da iniciativa da Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de Curitiba recebi outra notícia de entusiasmar. A Mercadoteca passava a entregar produtos do projeto Comida Relacional, de Palmeira. Saiba mais aqui. É produtor e bons produtos sendo valorizados.

Blogueiras

O surgimento das  blogueiras vegs, muito por conta da descoberta das intolerâncias, que imagino tenha muito a ver com a má alimentação e consumo de produtos industrializados, também dá força ao setor.

Criativas, sabem como puxar a audiência, fazem várias coisas ao mesmo tempo, lançam cardápios, publicam receitas em revistas especializadas, dão entrevistas e conseguem ampliar a consciência sobre o que é saudável.

Xepa Day

E encerrando o post ainda aproveito para falar do Xepa Day, a festa mundial do Slow Food para conscientizar sobre o desperdício de comida, que já escrevi aqui. Soube que vários chefs começam a se envolver na proposta.

Juntei vários assuntos em um post só porque era muita notícia boa e precisamos espalhar.

Sábado (8/4)

10h30 – Aula-show com Eva dos Santos

Local: Feira Orgânica do Passeio Público (Rua Presidente Faria esquina com Rua

Carlos Cavalcanti, Centro).

Mensagem via Site