François Pierre de La Varenne, autor da Le Cousinier François, foi a inspiração para o nome do restaurante dos empresários Luiz Abagge e David Soifer, com o chef Ivo Lopes, no Pátio Batel. Nathália Millon é a chef pâtisserie. Fernanda Cassou assina o projeto, de muito bom gosto, por sinal. Bem bolada a cuba embutida numa mesa grande onde os clientes não precisam esperar o garçom para se servir de vinho e a sala reservada. Fui convidada para conhecer o cardápio de inverno, das seis novas sugestões e dentre aquelas que provei, falo da codorna recheada com legumes ao molho de tamarindo com purê de batata (R$72,00), que estava macia e suculenta, além de saborosa.

Para a minha coluna na revista Ideias pedi uma receita para publicar, o chef mandou o risoto de açafrão com camarão grelhado. Testei, não tem como errar e fica muito bom. Carta na manga, como afirmei, se quiser saber mais sobre o chef, o link está aqui.

Li em algum lugar a definição para o La Varenne: “gastronomia francesa com um toque italiano e aromas brasileiros”; pode parecer muita mistura, mas dá certo. Serve almoço executivo com entrada, prato principal e sobremesa por R$49. Caiu no gosto do público e já ganhou destaque na mídia nacional inclusive, está na capa da Prazeres da Mesa deste mês, a revista que vem com o encarte do Mesa ao Vivo Paraná. E eu vou colocando em dia meus posts.

foto_Ivo_reduzida

Risoto de açafrão com camarão grelhado

Para o risoto

20gr de cebola picada

20gr de manteiga sem sal

200gr de arroz para risoto

100ml de vinho branco seco

1 envelope de açafrão em pó

1 abobrinha italiana cortada em brunoise

100gr de queijo parmesão ralado

100gr de manteiga sem sal

300ml de caldo de frango

Azeite de oliva extra virgem para finalizar

Sal a gosto

Modo de preparar

Pré aqueça uma panela, coloque a manteiga e sue a cebola até ela ficar transparente. Sele os grãos de arroz e deglaceie com o vinho branco. Deixe reduzir até o álcool evaporar. Coloque o açafrão e acrescente o caldo quente aos poucos até o arroz estiver quase cozido. Para finalizar o risoto , deixe o arroz quase seco, coloque o parmesão ralado e misture, depois coloque a manteiga e misture até o arroz ficar cremoso. Coloque a abobrinha e tempere com sal e finalize com azeite.

 

Para o camarão

20ml de azeite de oliva

10 unidades de camarões rosa limpo

20 gr de panceta picada

20 gr de brunoise de legumes (cenoura, salsão)

70gr de manteiga de escargot

10 tomates cereja

Ceboulete picada para finalizar

Sal a gosto

Pimenta do reino branca a gosto

 

Modo de preparar

Pré aqueça uma frigideira grande coloque azeite de oliva e grelhe os camarões. Acrescente a panceta e deixe ela dar uma leve fritada. Coloque o brunoise de legumes, a manteiga de escargot e regue com um pouco de caldo. Finalize com ceboulete picado e tomate cereja.

 

Manteiga de escargot

A finalidade da manteiga de escargot é acrescentar sabor e cremosidade a finalizações e em pratos prontos.

Ingredientes

1 kg de manteiga fresca sem sal em ponto de pomada

100 gr de cebola

50 gr de alho

Suco de 2 limões

50 ml de conhaque ou vinho branco seco

Noz moscada a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Cheiro verde picado finamente

Modo de preparar

Reserve o cheiro verde. Combine os demais ingredientes e bata no liquidificador até ficar homogêneo. Incorpore o cheiro verde a gosto e misture delicadamente para que a manteiga preserve sua cor original. Empregue ou guarde para uso posterior envolvendo-a em filme plástico e moldando-a no formato de salame. Conserva-se em geladeira ou congelador.

Serviço:

La Varenne

Local: Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4.

Telefone 41 3044-6600

Mensagem via Site