Primeiro levei um susto, depois bateu aquela tristeza. Um restaurante que surpreendeu Curitiba há 13 anos, de uma chef que admiramos, estava fechando?
No caso do Sel et Sucre, o sentimento foi logo abrandado quando soube que Kika Marder fechava sua premiada casa, mas abriria um empório.
Então, teremos a excelente cozinha da chef à disposição? Vamos perder o charme de comer no local, o espaço deixará saudades sim. Mas a troca pode compensar, pelo menos para mim, que com a pandemia voltei a almoçar mais em casa.
E agora vou confessar, pode soar estranho, mas acabei comemorando porque a notícia veio acompanhada de um ravióli de foie gras. Sério, ter um prato assim esperando por você no conforto da sua casa é de se aplaudir. Imaginei-o como uma entrada triunfal, com trombetas e anjos anunciando o início de um jantar especial oferecido para amigos. Acredite, impressiona.
Imediatamente, também lembrei dos blinis, as pequenas panquecas, que costumava comprar logo que a casa inaugurou em 2008. Tinha uma sobremesa de morango que era igual a da minha mãe, além de outros pratos, clássicos, principalmente, que entravam na seleção das preferências, agora disponíveis para entrega.
A chef
Kika Marder está feliz com a nova fase. Enquanto o empório está em reforma, faz entregas e atende para retiradas. Contou animada sobre a linha de molhos, com nove opções, e as manteigas originais, com cinco opções. A chef capricha nas embalagens para presente e ainda abrirá um espaço para eventos pequenos.
Três linhas de produtos foram lançadas: Bons Momentos (é preciso pedir com uma pequena antecedência); Sem Segredo (congelados, prontos para levar); Feito pra você (encomendas antecipadas). O serviço de catering já voltou a funcionar para pequenos grupos e o espaço de eventos deve abrir em breve, assim como o empório.
Pedi uma receita para testar, acabei escolhendo uma publicada no seu Instagram. Impossível resistir a bouilabasse. “Tenho feito vários vídeos ensinando, é muito bom”, me contou. Na verdade, fiquei de olho no “arroz de pato”. “Ainda não publiquei, esse prato eu tenho no empório”, me disse. Então, ficamos com a sopa francesa. Segue aqui, se ficar com alguma dúvida vai até a página dela, no @kikamardergastronomia no #KikaConvida e #ReceitasdaKika, está tudo muito bem explicado. Duvido que não fique com vontade de comer.
- Para a bisque:
1kg de casca de camarão com cabeça
3 dentes de alho
200g de alho-poró em rodelas
1 cebola roxa picada em cubinhos
200g de cenoura em rodelas
200g de salsão em rodelas
200g de erva-doce em fatias finas
molho de tomate ou 4 tomates pelados
azeite de oliva
sal
pimenta-do-reino
manteiga de ervas (veja no menu de encomendas do empório)
manjericão
100ml de cognac
1 litro de caldo de legumes
Para a bouilabaisse:
300ml de creme de leite fresco
ervas frescas
Aioli:
2 gemas
200ml de azeite de oliva
limão siciliano
2 dentes de alho assado
cibloulette francês
Pão sourdough
Modo de preparar
- Em uma panela, adicione o azeite de oliva e a manteiga de ervas. Logo após, refogue os vegetais, deixando o alho por último.
- Acrescente as cascas e cabeça do camarão e deixe tostar levemente.
- Adicione o cognac, 80% do caldo de legumes e o molho de tomate e cozinhe, em média, por 40 minutos com panela tampada.
- Bata no liquidificador e coe em uma peneira. Adicione o açafrão no restante do caldo, e adicione na bisque.
Para a Bouillabaisse
- Coloque a bisque coada na panela, adicione o creme de leite e deixe reduzir 1/3 do creme. Reserve.
- Em uma frigideira antiaderente, grelhe rapidamente os frutos do mar (separadamente) e junte na bisque.
- Deixe ferver por 5 min e está pronto para servir.
Serviço:
Empório Kika Marder
Rua Gonçalves Dias, 125
Batel
Curitiba – Paraná
Whatsapp 41 99760-0037