Programação em live streaming será transmitida gratuitamente. Acesse o link.
Como dizia um amigo jornalista, tão completo que vai como veio.
Está definido o programa do THE POWER OF FOOD, o maior evento virtual do mundo dedicado ao debate sobre o futuro do sector da restauração. Nos dias 4 e 5 de maio, através deste LINK todos poderão assistir gratuitamente, em live streaming e em qualquer parte do mundo, à discussão entre os maiores nomes da gastronomia nacional e internacional, numa iniciativa inédita com o selo Sangue na Guelra.
Numa altura em que as dúvidas continuam a adensar-se e as respostas tardam em chegar, mais de 40 personalidades, entre chefs, jornalistas, produtores e restauradores assumem o compromisso de fazer parte da solução. Como? Tentando responder a algumas das questões que assombram o sector: como sobreviverá a restauração independente? Haverá espaço para o fine dining? Como antecipar a mudança de prioridades e os hábitos de consumo dos clientes? Que características terão de ter os restaurantes do futuro?
Todas as talks são apresentadas por Ana Músico e Paulo Barata, organizadores do Sangue na Guelra e fundadores da Amuse Bouche, e têm 30 minutos de duração. Com o objetivo de fomentar a interação entre os speakers e o público, cada debate é seguido por uma sessão de Q&A de dez minutos.
4 DE MAIO
Num primeiro dia que arranca com uma sessão totalmente em português, os chefs Alexandre Silva (LOCO* e FOGO), Hugo Brito (Boi Cavalo) e Vasco Coelho Santos (Euskalduna Studio) conversam sobre o futuro da restauração independente, num debate moderado pelo jornalista gastronómico Rafael Tonon (Eater e Fine Dining Lovers).
Mais tarde, economia, sustentabilidade e a importância do fator humano são alguns dos temas que estão em cima da mesa, com os chefs Andoni Aduriz (Mugaritz**), Joan Roca (El Celler de Can Roca***), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores), Enrico Vignoli (grupo Francescana), Bo Songvisava e Dylan Jones (Bo.lan*), César Costa (Corrutela), Mauro Colagreco (Mirazur***), Virgilio Martínez (Central) e Pía Léon (Kjolle), o académico e político Miguel Poiares Maduro, o economista Tim Jackson e o consultor financeiro Joan Melé.
A liderar e moderar alguns destes debates estão alguns nomes grandes do jornalismo e da crítica gastronómica, como João Wengorovius (autor do livro We, Chefs), Ryan King (Fine Dining Lovers), Alexandra Forbes (GQ Brasil e Folha de São Paulo) e Anna Morelli (Cook_inc).
5 DE MAIO
Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, inaugura um segundo dia que tem como temas centrais o futuro do fine dining e a importância da responsabilidade social na indústria. O painel de speakers volta a contar com alguns dos chefs mais renomados do mundo, como Julien Royer (Odette***), Dan Barber (Blue Hill at Stone Barns** e Blue Hill*), Ana Roš (Hiša Franko), Gaggan Anand (Gaggan Anand), Daniel Humm (Eleven Madison Park***), José Avillez (Belcanto**) e Henrique Sá Pessoa (ALMA*).
Num dia que também conta com intervenções dos jornalistas Olivier Joyard (Les Inrockuptibles e Número), Kaja Sajovic (Fine Dining Lovers) e Andrea Petrini (World Restaurant Awards e GELINAZ!), o papel do jornalismo na crise da indústria está no centro da discussão entre Alexandra Prado Coelho (Público), Ben Mervis (Fare Magazine) e Howie Kahn (GQ e Details).
Noutro tema que promete gerar muita discussão, os vinhos, naturais e convencionais, estão no centro de um debate que conta com Miguel Pires (Mesa Marcada), Marko Kovac (festival Karakterre) e Niklas Peltzer (Meinklang).