Lembro de um gaspacho que tomei que era um creme. Nunca mais encontrei um parecido. É um gosto que ainda procuro, a sopa fria dos espanhóis ficou na memória, gostosa, fresca, caiu bem naquela noite quente de verão no País Basco. Era um creme. Nunca mais… Continuo procurando. Tinha acabado de chegar em Bilbao. Não conhecia tantos restaurantes com estrelas Michelin naquela época.  O restaurante era luxuoso, mas a sopa, apesar da taça onde foi servida, continuava um prato simples, quase rústico, originário da Andaluzia. Publico a minha receita para atender o pedido de um amigo. A sopa fria chamada gaspacho precisa descansar na geladeira pelo menos duas horas antes de ser servida. No dia seguinte fica melhor ainda. O outro segredo é usar bons ingredientes, orgânicos de preferência, tomate, pepino e pimentão, um bom azeite e vinagre de xerez. O prato tem muitas variações, depende da região da Espanha onde é preparada. Sempre que outro amigo, um catalão, aparece em casa, vou logo pedindo para ele fazer a sua versão, que é muito simples e bem parecida com a minha. Ele usa o pimentão verde, que dá um frescor ao prato, e o vermelho, que dá sabor, não coloca água, nem pão, por isso, veja, qualquer um pode criar a receita de sua preferência. Vá fazendo e experimentando que vai dar certo. Eu continuo procurando o sabor do gaspacho-creme, que tomei um dia. Andei fazendo alguns testes, acho que deve ser com nata e bem coado, ainda não cheguei ao resultado esperado, por enquanto ficamos com as receitas mais saudáveis.

Gaspacho

Para seis pessoas, meu amigo usa oito tomates, meio pimentão verde, um pimentão vermelho, meia cebola, um pepino, um dente de alho, meio copo de azeite e meio de vinagre. Depois é só colocar todos os ingredientes no liquidificador, peneirar e colocar para gelar. Só isso. Muito fácil. Eu sirvo com croutons, quadradinhos de pão fritos no azeite de oliva, ou assados no forno, porque gosto de ter algo crocante acompanhando.

Passa-purê em ação, não se desespere se não tiver um, pode usar uma peneira ou um chinois

Passa-purê em ação, não se desespere se não tiver um, pode usar uma peneira ou um chinois

Na minha receita para seis pessoas:

2 dentes de alho sem a parte interna verde e branqueados

2 cebolas

1 pepino japonês descascado

1 pimentão vermelho pequeno sem sementes e sem a membrana branca

12 tomates

20 g de pão branco sem a casca

100 ml de água

4 colheres de azeite de oliva extra-virgem

2 colheres de sopa de vinagre de xerez

Processe todos os ingredientes no mixer, ou liquidificador, coe e acrescente o azeite e o vinagre. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora, coloque na geladeira por duas horas, no mínimo, e sirva acompanhado de croutons, com um fio de azeite de oliva extra-virgem.

Mensagem via Site