Londres não era lembrada por um lugar para se comer bem. Ao contrário, a má-fama afastou muita gente de lá, eu inclusive. Isso mudou, claro. Hoje, não tem cidade que não se esforce em oferecer uma gastronomia de qualidade, que chame turistas e atenda o público local cada vez mais exigente. Fiquei surpresa quando visitei a capital inglesa justamente para ver se era verdade o que falavam.
Por isso, também fiquei interessada no livro “Comendo Londres” do jornalista Daniel Buarque e também porque guias costumam nos tirar de dúvidas sobre onde ir. Vou seguir esses peixinhos. Depois de ter morado lá, o autor quer provar que Londres mudou e mudou para melhor, “é possível comer bem na capital inglesa”, afirma.
Sobre o livro
A obra, com 240 páginas, é uma coedição entre as editoras Livros de Comida e Aeroplano e tem prefácio escrito pelo ex-correspondente da Globo em Londres, Roberto Kovalick.
Mais detalhes enviados pela assessoria de imprensa estão aqui.
Dividido em 14 capítulos, apresentados como um menu, o livro trata dos pratos mais tradicionais e estranhos da alimentação britânica, debruça-se sobre a história de costumes como o fish and chips, o rosbife, o feijão servido no desjejum, as batatas e o chá.
Trata ainda do fortíssimo hábito de frequentar pubs, onde se toma a cerveja inglesa, a ale, uma bebida viva tão deliciosa e diferente das cervejas mais populares no Brasil.
A obra inclui ainda sugestões de passeios fora de Londres e fala sobre as sobremesas britânicas. Tudo como numa excelente refeição completa.
Em “Comendo Londres”, o autor compartilha o segredo para se apaixonar pela culinária da cidade e abrir horizontes em relação ao diferente. “Os ingleses comem feijão com molho adocicado no café da manhã – um brasileiro não precisa deixar de lado a sua experiência com o feijão do seu cotidiano ao experimentar a versão popular nos pubs de Londres, mas precisa não ter preconceito na hora de experimentar. Daí surgem ótimas experiências”, explica Daniel.
Sobre o autor
Buarque morou em Londres, é jornalista do jornal Folha de São Paulo e autor de “Brasil, um país do presente”, “Comendo a Grande Maçã” e “Por um fio – o mundo explicado pelo telefone”.
Serviço:
Comendo Londres
Autor: Daniel Buarque
Ano: 2017
Páginas: 240
Preço de capa: R$ 39,90
Editora: livrosdecomida e Aeroplano
Disponível nas livrarias a partir do dia 10/05