A receita da semana era outra, mas não resisti a uma foto da famosa Tarte Tatin, que eu mesma tirei e publiquei no Instagram, nem alguns amigos, que pediram a receita, por isso, publico aqui. Não encontrei a que eu costumava fazer, dava supercerto, mas esta também deu, de diferente apenas a variação no modo de preparar a calda de açúcar, a parte mais difícil, mas se eu fiz, você também acertará. Todo mundo deve saber, mas não custa repetir, a torta que deu errado quando as irmãs Tatin estavam fazendo – elas esqueceram de colocar a massa embaixo e improvisaram – ganhou fama porque realmente é muito boa. A versão das irmãs francesas é a mais conhecida para a torta preparada numa frigideira sem cabo, ou removível, porque depois precisa ir ao forno. Achei mais informações sobre a história da torta no blog da Luciana, que também dá dicas de Paris, ela mora lá. Caso tenha interesse, aqui está o link.

Tarte Tatin

Ingredientes

10 maçãs

125g de manteiga sem sal

200g de açúcar

3g de canela

Massa podre

250g de farinha

Duas pitadas de sal

125g de manteiga sem sal

50 ml de água

1 gema

 

Modo de preparar

Peneire a farinha e o sal e misture com a manteiga até ficar com uma consistência quebradiça. Acrescente a gema e a água. Sove a massa, que deve ficar homogênea, mas não por muito tempo para que não fique elástica. Deixe descansar por 30 minutos na geladeira. Abra a massa com um rolo e deixe-a arredondada, com uma espessura de 3mm mais ou menos.

Descasque as maçãs, tire os caroços e o cabo e corte ao meio e depois em fatias. Pode colocar um pouco de suco de limão para não escurecer.

Recheio

Numa forma antiaderente, derreta a manteiga em fogo fraco e acrescente o açúcar. Pode mexer de vez em quando, se empedrar não se preocupe, no forno ele derrete e não compromete o resultado, aconteceu comigo. Quando o açúcar caramelizar mergulhe as maçãs. Use uma pinça para não se queimar, tenha cuidado. Polvilhe com canela. Retire do fogo e cubra com a massa podre, apertando bem as bordas. Lembre que ela será virada. Fure a massa com um garfo. Leve ao forno a 180.C, durante 40 minutos aproximadamente. Vá controlando, o tempo pode variar, depende do forno. Desenforme a torta num prato, deixando as maçãs para cima. Sirva morna. Se quiser, sirva com nata fresca batida ou, no verão, com sorvete de creme, caseiro, por favor.

Dica

Se a calda de açúcar e manteiga empedrar coloque algumas gotas de limão, que costuma funcionar. Como disse, no forno o açúcar também irá derreter. Se perceber que tem muita calda escorra num pote antes de virá-la.

Mensagem via Site