Sabih ou sabich? Depende de onde você está. Pode ser um ou outro. É um prato criado por judeus iraquianos. O costume é de comer no café da manhã. Aqui não, sabemos. Para não matar a leitora, ou o leitor, de curiosidade vou logo contando que é um sanduíche. Não um qualquer.

Comece com um pão de boa qualidade, branco ou o pita. Besunte com molho de tahine. Acrescente berinjelas fritas. O mais trabalhoso seria fritar a berinjela. Você pode fazer um dia antes e deixar na geladeira. Mais tahine. Ovo cozido por cima. Não tem segredo cozinhar ovo. Picles de manga e zhoug, um molho apimentado, são fáceis, o tahine também. Você pode preparar com antecedência ou comprar. Sirva com a salada de pepino e tomate.

Vale a pena comprar o livro Jerusalém, do Ottolenghi e Tamimi. Já fiz várias receitas, funcionam, são muito boas. Hoje, saio correndo comprar mais um exemplar para a afilhada de origem libanesa que faz aniversário e está matriculada no curso de chef Centro Europeu. Acho que será fácil agradar.

Ottolenghi escreve no The Gardian. E a receita original está lá.

Aqui, um pouco de improviso.

Serve uma pessoa

Corte uma berinjela grande em rodelas médias, polvilhe com sal e deixe descansar por 30 minutos. Seque com papel toalha e frite em bastante óleo. Deixe escurecer, mas que ainda esteja macia. Escorra em papel toalha.

Para a salada

Corte um pepino e um tomate em cubos pequenos, tempere com azeite de oliva, limão siciliano, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Acrescente salsinha picada.

Zhoug

Ingredientes

35g de coentro (folhas e talos)

10g de salsinha lisa (folhas e talos)

2 pimentas chilli verdes

½ colher (chá) de cominho em pó

¼ de colher (chá) de cardamomo em pó

¼ de colher (chá) de cravo-da-índia em pó

¼ de colher (chá) de açúcar

¼ de colher (chá) de sal

1 dente de alho amassado

2 colheres (sopa) de azeite)

2 colheres (sopa) de água

Modo de fazer

Coloque tudo no liquidificador e moa rapidamente (na função pulse) até formar uma pasta grossa. Guarde em um vidro esterilizado por até três semanas na geladeira.

Molho de tahine (rende um vidro médio)

Misture o tahine ainda na embalagem e coloque (150g) numa tigela, adicione água (120ml), caldo de limão-siciliano (duas colheres de sopa), o dente de alho amassado e tempere com sal. Mexa até formar um molho espesso. Dura até uma semana na geladeira. Se estiver um pouco duro quando for usar coloque um pouco de água e misture bem.

Montagem

Coloque o pão em um prato, pincele com o molho de tahine. Coloque por cima as berinjelas sobrepostas, mais molho, sem cobrir totalmente. Acrescente o ovo cozido, cortado em meia-lua ou fatiado, e tempere com sal e pimenta. Por último use o molho de pimenta zhoug (eu acabei não fazendo) e o picles de manga. Sirva com a salada.

Mensagem via Site