Risoto é a coisa mais fácil do mundo. Junte bons ingredientes, siga umas regrinhas e pronto. Fiz com alcachofrinhas. Vamos aproveitar porque logo vem a temporada delas, aliás já estão aparecendo, afinal é primavera e ela é uma flor. Outro dia encontrei no Festval da Brigadeiro, em Curitiba, umas lindas, bem carnudas por R$ 2,99. Publiquei uma foto no Instagran e logo recebi comentários porque no Mercado Municipal elas estavam na faixa de R$ 7,00. Dois dias depois, no mesmo supermercado, veio a surpresa, sobraram as mais minguadinhas e o preço tinha subido! Sempre me estrepo dando dicas assim. Corri fazer outra publicação, com medo que tivessem ido atrás. Em todo caso, vamos para a receita, que é do livro do Sérgio Arno. Prato bem simplesinho, serve para uma entrada, ou um almoço frugal. Alcachofra

Risotto al carciofini

1 ½ kg de alcachofrinhas

200g de manteiga

1 cebola grande ralada, 400g de arroz arbóreo

1 ½ copo de vino branco seco

2 litros de caldo de carne

5 colheres (sopa) de queijo ralado, sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparar

Corte as pontas das alcachofrinhas e desfolhe-as pela metade. Corte-as ao meio e à medida que for lavando, deixe-as em água com limão para não escurecer.

Numa panela, coloque a metade da manteiga e refogue a cebola e as alcachofrinhas por cinco minutos. Acrescente o arroz e refogue por mais cinco minutos. Junte o vinho branco e deixe-o evaporar. Aos poucos, mexendo sempre, adicione o caldo de carne em quantidade suficiente para cobrir o arroz. Quando o caldo começar a secar, repita o procedimento. Quando o arroz ficar no ponto, junte o queijo ralado e misture bem. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Desligue o fogo e acrescente o restante da manteiga. Misture bem.

Serve 4 pessoas.

Mensagem via Site