Até pouco tempo, Lima não era um dos destinos mais procurados por quem queria comer bem. Isso mudou e o interesse pelo lugar está crescendo, recentemente, cinco pessoas pediram referências de lá, daí o post. Todo mundo gosta de receber indicações de lugares para comer quando se está com uma viagem marcada, então, foi pensando nos pedidos que fiz e publico a lista dos restaurantes de Lima, que valem a visita. É preciso dizer que contei com a ajuda da jornalista Luciana Bianchi, que conhece a gastronomia do país, para descobrir muitos lugares.

Lima

Osso

Para quem gosta de carne a escolha mais acertada chama-se Osso. Não é bem um restaurante, na verdade é um açougue-boutique que Renzo Garibaldi, o jovem chef e proprietário obcecado por carnes, abre alguns dias da semana para poucos que querem uma refeição, tem uma única mesa nos fundos do lugar. É uma experiência inesquecível. Já falei dele aqui.

Osso

Carnicería Osso
Calle Tahiti, 175 La Molina
Telefone 368-1046

Maido

Restaurante de comida japonesa e nikkei é o Maido. O menu degustação é para iniciados, leia foodies e gourmets. Quero voltar porque tive pouco tempo e apetite quando jantei lá, mas foi o suficiente para deixar o desejo de outra experiência no endereço.

Calle San Martin, 399 Miraflores

Reservas (511) 446 – 2512

http://www.maido.pe/

Chez Wong

Wong

Considerado um dos melhores ceviches do Peru, Javier Wong (foto) é uma instituição local. O restaurante funciona na garagem da casa dele, o ambiente é simples, e quando o chef não está o restaurante não abre. Tem dois pratos, um quente e um frio, que é o ceviche, claro, ambos preparados na frente dos clientes e com linguados frescos. Tem que ir. Não tem placa de restaurante.

Reservas: 4706217
[email protected]
(Pegar o endereço, quando ligar)
Para conhecer as famosas “cozinha de autor” e ter experiências incríveis, a pedida é pedir o menu degustação, de preferência sempre aquela que o chef sugere, geralmente o maior.  Indico três restaurantes:

Malabar

Lugar charmoso, menu criativo.
Chef Pedro Miguel Schiaffino
Camino Real, 101 San Isidro
www.malabar.com.pe
[email protected]
440-5200/ 440-5300/ 440-9094/ 99405-0830

Central

Central
O restaurante Central dos chefs Virgílio Martinez e Maria Pia de Leon, com seu menu de sabores originais, é o meu preferido, sem dúvidas. Falei dele aqui.
Calle Santa Isabel 376, Miraflores.
511-242-8515 / [511] 242-8575
[email protected]

Astrid y Gáston

Astrid
O chef Gáston Acurio é um ídolo para o povo peruano porque transformou com a gastronomia a economia do país. Tem vários restaurantes na cidade, o mais emblemático e que oferece menu degustação é o Astrid y Gáston, que vale a visita. Passeie pelo site para entender a proposta da nova sede e os espaços inaugurados recentemente. Indico também o La Mar e o Panchita, que serve a famosa parrila e anticuchos (espetinhos) peruanos. E ainda, apesar de não ter ido, o único que não conheci, o Burger Papachos, também do Gastón Acurio, que representa o mais puro estilo peruano e tem cherimoya de sobremesa, além de boas recomendações.
Av. Paz Soldán 290, San Isidro

+511 442-2775
[email protected]

http://www.astridygaston.com/

Panchita

Calle 2 de Mayo 298, Miraflores

La Mar

La Mar

Av. La Mar 770, Miraflores

(51 1) 4213365

Burger Papachos

Avenida La Paz 1045, Miraflores

Telefone:+51 1 2536460

El Mercado

El Mercado do chef Rafael Osterling é o Peru moderno e o único chef que é destaque na cidade que eu ainda não conheci, mas está na minha lista da próxima viagem. Tem dois restaurantes no distrito de Miraflores, em Lima.

http://www.rafaelosterling.pe/

Hipólito Unanue 203, Miraflores
+511 221 1322

Rafael

San Martín 300, Miraflores
+511 242 4149

La Picantería

Picanteria
Restaurante típico, frequentado pelos locais, delicioso e descontraído, é uma ótima pedida. Foi uma das dicas da Luciana, preciosa, por sinal.
www.picanteriasdelperu.com
[email protected]
Santa Rosa, 388 esquina C/ Gonzales Prada – Surquillo
01 241-6676

Huaca Pucilana e Rosa Náutica
O Huaca Pucilana é famoso porque é bonito e fica dentro de um sítio arqueológico, tem uma pirâmide grande lá, eu não fui e não tenho recomendação, acho que valeria talvez uma visita, acredito ser mais turístico. Idem para o Rosa Náutica, vale apenas pelo visual, uma visita resolve.

Na rua das cevicherias La Mar, como já mencionei, destaco a própria La Mar, do Gastón Acurio, depois a Pescados Capitales.

Av. La Mar 770, Miraflores

(51 1) 4213365

Macchu

Lima é bem servida de hotéis, mas se a viagem inclui Cusco e Machu Picchu recomendo a rede da Orient Express, em Miraflores, inclusive.

Cusco

 

Em Cusco, os dois hotéis, Monastério e Nazarenas, são imperdíveis, experiência única, fiquei no segundo e foi o melhor café da manhã e quarto da viagem, tem restaurante do chef Virgílio Martinez e um SPA fantástico. Teresa Perez tem roteiros perfeitos.

Mensagem via Site