O mundo não é o mesmo mundo de quando conheci a chef Roberta Sudbrack. Infelizmente. Piorou muito. Seguimos porque somos sobreviventes. Parece tudo sem sentido.

O alento vem da cozinha e se cozinhei e escuto: “nossa, que coisa boa”. Dou aquele sorriso entre os dentes. Consegui. Foi o que aconteceu com a receita da Roberta Sudbrack:Lagostins ao Ragu de Cogumelos”. Mais uma vez substitui o lagostim por camarões frescos e enormes da Trapiche Pescados, de Curitiba. Receita perfeita porque estamos na temporada de cogumelos e camarões.

Ingredientes

(oito pessoas)

8 lagostins grandes sem casca (usei camarões grandes)

8 cogumelos Paris gigantes

1 xícara de salsa-crespa finamente picada

100g de manteiga sem sal gelada

2 dentes de alho

2 cálices de vinho branco seco

150g de cogumelos shitake

150g de cogumelos shimeji

8 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

sal e pimenta-do-reino moída na hora

papel alumínio

Modo de preparar

Cogumelos Paris

Retire os cabos e um pouco do miolo dos cogumelos Paris. Coloque-os em uma assadeira com a parte aberta voltada para cima.

Acrescente metade da salsa picada, a manteiga gelada cortada em pequenos pedaços e um dente de alho em fatias.

Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e acrescente ½ cálice de vinho branco. Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200.C por 15 minutos ou até que estejam cozidos.

Ragu de cogumelos

Limpe e fatie os cogumelos shimeji e shitake. Em uma panela aqueça 4 colheres de sopa de azeite de oliva e salteie os cogumelos fatiados. Acrescente o vinho branco e o alho restantes. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos.

Junte o restante da salsa picada e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Lagostins

Limpe os lagostins. Em uma frigideira quente coloque 2 colheres de azeite de oliva e salteie ligeiramente metade dos lagostins bem secos. Repita o processo com os lagostins restantes e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Retire os cogumelos Paris do forno e recheie cada um com 2 lagostins.

Montagem

Disponha o ragu de cogumelos no fundo dos pratos. Acrescente os cogumelos Paris recheados com os lagostins e sirva imediatamente.

Mensagem via Site