Impossível não querer provar. Um vídeo que postei no Instagram gerou pedidos. Daí me dei conta que com várias receitas disponíveis na Internet eu não publiquei a minha versão.

Como ensinou a Bela Gil os três ingredientes básicos da granola são: “cereal, açúcar e gordura; a diferença entre uma granola saudável e uma não saudável está na qualidade dos produtos”. Então, capriche na compra do que irá usar.

https://media.gazetadopovo.com.br/2020/07/23155003/video_1_78761cb8e7324263a8230fee1a1b13a1-1.m4v

Eu peguei a receita da Bela Gil e da Rita Lobo, simplifiquei um pouco, confesso, e dei meu toque com as castanhas preferidas. Registro aqui para vocês.

Ingredientes (para meio pote grande)

2 xícaras de aveia integral (a Rita fala em aveia prensada, talvez seja o segredo para ficar pedaçuda, como eu gosto e nunca fica porque só agora reparei nessa palavra mágica. Também não sei onde encontrar. Vamos pesquisar?)

¼ de xícara de gergelim

½ colher (chá) de canela em pó

½ colher (chá) de sal (uso flor de sal)

3 colheres (sopa) de mel, rapadura ou melado

2 colheres (sopa) de gordura de coco

castanhas variadas a gosto (uso avelã, amêndoas, castanha de caju e semente de girassol e de abóbora. A castanha do Brasil acrescento depois de pronta porque não gosto delas tostadas).

Modo de preparar

Preaqueça o forno a 160.graus (temperatura baixa).

Numa tigela misture a aveia, o gergelim, a semente de girassol, a canela e o sal, e depois a gordura e o mel.

Transfira a mistura para uma assadeira grande (deixe bem espalhado). Jogue por cima as castanhas.

Leve ao forno para assar por mais ou menos 30 minutos.

Retire do forno, deixe esfriar (ela fica bem grudada, mole e quando esfria fica como no vídeo, daí só tirar com uma espátula). Coloque em um pote com tampa.

 

Mensagem via Site