Quando o resfriado se instala não tem o que fazer, ajuda manter-se hidratado e bem alimentado, além de descansar, nada mais. Respeite os sinais do seu corpo. Tempo de parar um pouquinho, o que pra mim é uma tristeza.

Com aspargos brancos frescos na geladeira veio a ideia de um creme bem quentinho e saboroso.

Fui buscar inspiração no site “Panelinha”, deve ser porque almocei com a famosa e linda Rita Lobo recentemente, em mesas separadas, claro, ela nem sonha que eu exista. Substitui a água por caldo de carne, que devemos ter estocado sempre. Benza Deus como se diz, o creme é restaurador.

Como disse, a receita do site foi só o começo, no meio do caminho acrescentei batata e mais aspargos pra dar mais sabor. Lembrei de quando costumava fazer, faz tempo isso, preparava o creme com as batatas e colocava os aspargos em pedaços depois.

A sopa foi servida com croutons, os pedaços de pão fritos na manteiga, que devem ser menores do que os da foto, por favor. Usei dois tipos de pães, era o que eu tinha em casa.

Creme de aspargos

Ingredientes

6 aspargos frescos (usei 8, mas colocaria mais se tivesse para acentuar o sabor)

¼ de cebola picada

1 dente de alho

1 colher (sopa) de manteiga

2 xícaras (chá) de água (usei 400ml de caldo de carne)

½ xícara (chá) de creme de leite fresco (coloquei duas colheres de sopa)

azeite a gosto

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparar

Lave e seque bem os aspargos. Corte e despreze a base dura e branca dos talos. Deixe as pontas de alguns para decorar a sopa. Fatie o restante dos aspargos em rodelas médias. Descasque e pique a cebola e o alho.

Leve ao fogo médio uma panela pequena para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando.

Coloque o caldo, tempere com sal e pimenta-do-reino, cozinhe por alguns minutos até os aspargos ficarem bem macios. Bata no liquidificador com uma batata (pequena) cozida e cortada em cubos até o creme ficar bem liso. Pode usar um mixer na própria panela, se preferir.

Volte a aquecer. Junte o creme de leite, é opcional. Acerte o tempero. Sirva decorada com as pontas reservadas.

Mensagem via Site