Adoraria ganhar trufas de chocolate. Pensando nisso e em quem pediu a receita porque viu a minha foto no Instagran, publico aqui. Ter em casa para oferecer aos convidados também é sucesso garantido.

A ideia sempre agrada e ainda é muito fácil de preparar. O segredo, sempre tem um, entrego de bandeja: é usar chocolate de boa qualidade e um bom creme de leite fresco. A manteiga também faz toda a diferença.

Em Curitiba, eu compro o chocolate na Casa do Confeiteiro, ali do lado do Mercado Municipal. Tem também a O Mundo das Confeiteiras. E preciso testar a Feito Chocolate, que entrega em casa. Acho que as três entregam. Na última vez usei o chocolate e o cacau da Callebaut. E tenho comprado uma manteiga de Vacaria, quase um ghee, uma maravilha. Vou achar a referência e conto depois, estou sem no momento.

A receita das trufas é do Ferran Adrià. Você não imaginaria o famoso chef fazendo algo tão fácil assim, não é?  Pois, era a comida servida aos funcionários, está no livro “A Refeição em Família”, que mora na minha cozinha.

Ingredientes

120g de chocolate meio amargo (60%)

120ml de creme de leite fresco

2 colheres de chá de manteiga em pedaços pequenos

2 colheres de chá de conhaque

6 colheres (ou o quanto baste para enrolar as trufas) de cacau em pó

Modo de preparar

Esquente o creme de leite fresco numa panela e coloque no chocolate picado em pequenos pedaços. Deixe o chocolate derreter e mexa bem com um fouet. Acrescente a manteiga e continue batendo. Acrescente o conhaque e misture bem. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira até ficar firme. Modele a mistura em pedaços irregulares, com duas colheres de chá, e passe no cacau em pó. Sirva as trufas em temperatura ambiente. Rende mais ou menos 30 trufas.

Mensagem via Site