Já estou pensando nos pratos que serão preparados no próximo fim de semana, afinal hoje é quinta-feira, e ainda não coloquei todas as receitas testadas no último. Então, vamos começar com o ravióli frito de pato e mascarpone, da chefe Roberta Sudbrack. Dá um pouco de trabalho, na verdade, fiquei quase três horas preparando, mas o resultado final compensou. O recheio e o molho são deliciosos, já a massa fresca, levíssima, dispensa comentários. Se você criar coragem, o que eu incentivo, não vai se arrepender. Bom apetite.

Receita
Ingredientes (para 8 pessoas)
1 pato cortado em pedaços
2 talos de alho-poró
2 cenouras
1 cebola
2 talos de salsão
2 folhas de louro
2 galhinhos de tomilho fresco
1 kg de massa fresca
1 cebola finamente picada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
200 ml de creme de leite fresco
300 ml de mascarpone
2 xícaras de folhas de ora-pro-nóbis lavadas ou folhas de espinafre
8 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 colher de chá de grãos de pimenta branca
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Sugestão de harmonização
Cotes Du Rhône (tinto) Guigal – França

Modo de fazer
Recheio
Coloque o pato em uma panela juntamente com 1 talo de alho-poró, as cenouras, a cebola e o salsão em pequenos pedaços. Acrescente o louro, o tomilho e os grãos de pimenta e cubra com água. Cozinhe o pato por 1 hora, ou até que esteja macio. Retire, escorra bem e desfie. Pique o alho-poró restante em fatias bem finas. Refogue-os ligeiramente em uma colher de sopa de azeite de oliva. Acrescente o pato desfiado e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Bata esta mistura no multi processador até que se transforme em uma pasta. Abra a massa fresca, recheie com a pasta e faça 24 raviólis médios.
Molho
Refogue a cebola picada na manteiga, adicione o creme de leite fresco e deixe cozinhar por 10 minutos. Acrescente o mascarpone, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coe e reserve aquecido. Salteie rapidamente as folhas de ora-pro-nóbis em 3 colheres de sopa de azeite de oliva e tempere com sal e pimenta. Cozinhe os raviólis em água fervente com sal até ficarem al dente. Coloque 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira e frite metade dos raviólis ligeiramente dos dois lados. Acrescente mais 2 colheres de azeite e frite os raviólis restantes.
Montagem
Faça um leito com ora-pro-nóbis nos pratos, disponha os raviólis por cima e regue com o molho de mascarpone. Sirva logo.

Mensagem via Site