Pudim de claras com baba de moça (Uma sobremesa de alma baiana para Anna)

Ingredientes (para 8 pessoas):

Baba de Moça:

1 xícara de água

500g de açúcar

150ml de leite de coco grosso natural

12 gemas

2 colheres de chá de água de flor de laranjeira

Pudim:

12 claras

1 pitada de sal

100g de açúcar

Manteiga sem sal para untar

Modo de preparar:

Baba de moça: Prepare uma calda com água e o açúcar. Assim que estiverem bem transparentes acrescente o leite de coco e misture bem. Passe as gemas por uma peneira de plástico. Acrescente uma colher de sopa de calda com leite de coco às gemas e misture bem para que fiquem na mesma temperatura. Acrescente a mistura de gemas ao leite de coco misturando sempre.

Leve ao fogo muito brando e cozinhe sem pressa e sem deixar ferver até adquirir a consistência desejada, cerca de 20 minutos. Acrescente a água de flor de laranjeira e deixe descansar por no mínimo 24 horas, para os sabores se assentarem.

Pudim de Claras: Bata as claras com uma pitada de sal e vá acrescentando o açúcar aos poucos, até ficar bem firme. Se puder bata as claras à mão com a ajuda de um batedor de arame, fazendo sempre movimentos baixos para cima. Isso fará com que o pudim fique mais leve. Unte uma fôrma própria para pudim com manteiga e coloque a mistura de claras, certificando-se de que todos os espaços estejam preenchidos.

Asse em banho maria no forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja bem firme. Espere esfriar e desinforme. Sirva o pudim de claras com a baba de moça.

Mensagem via Site