Pissaladière é um tipo de pizza, e ainda se preparar com uma massa de fermentação natural será um arraso. Rápida e fácil de fazer. Foi o almoço de sábado passado, com uma saladinha para acompanhar e voilá! É o que basta.

Virei fã da pissaladière, quase não sobrou para a foto

Virei fã da pissaladière, quase não sobrou para a foto

As raspas de laranjas e a cebola caramelizada dão um toque especial e suavizam as anchovas. Não acreditei que valorizariam tanto o prato.

A receita lembrou-me que já temos pizzarias usando fermentação naturale isso é o máximo em sabor, além de ser mais saudável, fiquei pensando em recuperar minha “madre mãe”, perdida na geladeira.

Não conhecia ainda a da A Fábrika, a padaria no Jardim Ambiental, que serve pizza às quartas-feiras. Mas provei a deliciosa massa da Del Borgo, restaurante e pizzaria italiana bem montada em frente a pracinha da Igreja do Cabral, em Curitiba. Virei cliente.

Uma das especialidades da  Del Borgo

Uma das especialidades da Del Borgo

A Del Borgo já vai completar um ano e é mais uma opção de qualidade quando o assunto é pizza de fermentação natural

A Del Borgo já vai completar um ano e é mais uma opção de qualidade quando o assunto é pizza de fermentação natural

Pissaladière

Rende quatro a seis porções.

Ingredientes

5g de fermento biológico

75ml de água morna

1 pitada de açúcar

150g de farinha de trigo forte

½ colher de chá de sal

½ colher de chá de alecrim seco

1 colher de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para pincelar

Para o recheio

500g de cebolas grandes cortadas em lâminas

8 anchovas (com óleo escorrido)

1 colher de sopa de azeite de oliva, mais um pouco para regar

1 pitada de açúcar

raspar finas de uma laranja (opcional)

10 azeitonas pretas sem o caroça

Modo de fazer

Dissolva o fermento na água com o açúcar. Acrescente os ingredientes secos e o azeite para formar a massa. Deixe-a sobre uma superfície com um pouco de farinha e sove até estar bem lisa e elástica, durante cerca de cinco minutos.

Unte uma forma com azeite e abra a massa até ficar com 3mm de espessura, suba um pouco nas laterais da forma, como uma pizza. Pincele com azeite e cubra com um pano úmido, deixando crescer por aproximadamente 30 minutos em um lugar quente.

Recheio

Refogue as cebolas e duas anchovas no azeite por 30 minutos. Quando estiverem transparentes, adicione o açúcar e as raspas de laranja. Deixe esfriar por alguns minutos. Coloque a cebola sobre a massa e as outras anchovas, regue com azeite e coloque para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos mais ou menos. Quando pronta, acrescente as azeitonas. Verifique o sal das anchovas, se estiverem muito salgadas podem ser lavadas e secas com papel toalha. Também podem ser acrescentadas depois que tiram a pissaladière do forno, se preferir mais não tão sequinhas.

Mensagem via Site