Vamos a mais uma receita da Chef Roberta Sudbrack. Antes de tudo, gostaria de comentar que já estou sofrendo antecipadamente com as fotos e as montagens dos pratos (numa montagem anterior o prato ficou amarelo porque a luz era amarela, nesta foto joguei uma luz branca para ajudar), depois preciso dizer que antes de escolher um prato é preciso saber quais são os ingredientes da época, os mais frescos, etc…, eu fiz o contrário… Quase morro de vergonha, porque se vocês visitarem o site da Chefe Roberta Sudbrack, constatarão que ela define o cardápio depois de comprar os melhores ingredientes disponíveis. Bem, começo assim, porque decidi fazer a perdiz com jabuticaba antes de ir ao mercado e não encontrei as jabuticabas… Além do peito, coloquei uma coxa também… Com os outros ingredientes em mãos, substitui a jabuticaba por amora, não sei se a chef aprovaria. Gostei do resultado, a mistura de sabores com a saladinha de ervas é maravilhosa.

pedirzcomjabuticaba-dsc06539

Perdiz com Jabuticaba e Ervas Frescas

Ingredientes (para 8 pessoas):

8 perdizes

2 colheres de sopa de manteiga sem sal

1 talo de alho-poró

1 cenoura

1 cebola

1 talo de salsão

200g de jabuticaba

4 colheres de sopa de manteiga clarificada

Saladinha de ervas frescas (cerefólio, manjericão, sálvia e tomilho)

azeite de oliva extravirgem pra temperar a saladinha

Sal

Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparar:

Retire os peitos das perdizes.

Com os ossos das costas das perdizes faça um caldo: doure os ossos em duas colheres de sopa de manteiga, acrescente os legumes em pequenos pedaços, cubra com água fria e cozinhe até encorpar.

Coe e reduza um pouco mais.

Bata a jabuticaba no liquidificador na função pulsar e coe. Junte ao molho de perdiz até adquirir uma consistência cremosa. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

Grelhe os peitos das perdizes em uma frigideira com manteiga clarificada, primeiro com o lado da pele voltado para baixo, até ficarem bem dourados.

Vire e tempere com sal e pimenta-do-reino. O lado grelhado.

Vire novamente e tempere o outro lado apenas depois de grelhado.

Tempere a saladinha de ervas frescas para criar um contrataste de sabores e regue como molho de jabuticaba.

A saladinha é de ervas mesmo.

Mensagem via Site