Estou quase terminando de testar as receitas do livro “Uma chef, um palácio”, da Roberta Sudbrack. Vou fazer um balanço para verificar quantas ainda não foram testadas e fazer uma seleção da seleção de acordo com o meu gosto pessoal, é claro. Tarefa difícil. Vai ficar para mais tarde. pargo2Voltando às receitas. Ficaram para o final as mais difíceis ou aquelas as quais eu não acho os ingredientes. Por isso, neste fim de semana precisei trocar o pargo por um robalo, pois não encontrei o peixe recomendado na receita. Subi aos céus com o sabor delicado e sublime do prato. “É cozinha moderna”, escutei. Para mim, cozinha de verdade, de sabores puros. Nesse momento, com o livro nas mãos, meus olhos vão até o “pé” da página e leio: “A moderna cozinha brasileira”…

Nunca pensei que trufas e azeite de trufas pudessem combinar tão bem com peixe. Aprovadíssimo, além de tudo, muito fácil de fazer. Usei o sal Maldon, o preferido entre os meus preferidos e um azeite de trufas italiano maravilhoso. Não é muito fácil achar um bom azeite trufado. Na foto do livro, a chefe foi mais parcimoniosa na quantidade de abobrinha e tomate. Não precisa colocar tanto como eu. Veja a receita.

Ingredientes (para 8 pessoas)

8 filés de pargos médios com a pele
2 abobrinhas tipo Itália em pequenos cubos
3 tomates sem pele e sem sementes em pequenos cubos
2 trufas frescas ou em conserva em fatias
Ervas frescas: manjericão, tomilho e sálvia a gosto
Azeite de oliva extra virgem o quanto baste
20ml de azeite de trufas
Sal e pimenta do reino moída na hora
Papel absorvente
Sugestão de harmonização, por Manoel Beato
Cervaro – Antinori – Itália

Modo de preparar
Descame, retire as espinhas e seque bem os filés de pargo em papel absorvente.
Disponha-os em uma assadeira com as abobrinhas, os tomates e as ervas frescas.
Acrescente o azeite de oliva até cobrir totalmente os peixes e deixe por uma hora na geladeira.
Retire as ervas e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Coloque a assadeira na boca do fogão para aquecer levemente sem deixar que o azeite ferva. Leve ao forno preaquecido a 240ºC por aproximadamente 10 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Retire os filés e os vegetais com cuidado e coloque nos pratos regando com o azeite de oliva. Acrescente as trufas em fatias e regue com um fio de azeite de trufas. Sirva imediatamente.

Fotografias: Jussara Voss

Mensagem via Site