Mil folhas de Laranja

 Ingredientes (para 8 pessoas):

200g de massa phyllo

50g de manteiga derretida

50g de açúcar de confeiteiro

Gomos de laranja (pera, lima, grapefruit e bahia)

100g de melaço de cana

Creme Pâtissière

2 colheres de sopa de raspinhas da casca de laranja

2 favas de baunilha

2 xícaras de leite

6 gemas

6 colheres de sopa de açúcar

3 colheres de sopa de amido de milho

50g de manteiga sem sal gelada

Modo de preparar: Abra cuidadosamente 04 folhas da massa phyllo e pincele cada uma com manteiga derretida. Disponha uma em cima da outra em um tabuleiro untado e leve ao forno preaquecido a 200ºC até ficar crocante e dourada. Repita esse processo om o restante da massa, sempre de quatro em quatro.

Creme Pâtissière: Coloque as raspinhas de laranja em uma panela com água e leve ao forno para ferver por alguns minutos. Retire e passe na água fria. Reserve. Abra as favas de baunilha e raspe as sementes. Adicione ao leite. Ferva o leite. Tampe e deixe em infusão com a baunilha por 10 minutos. Passe por uma peneira e reserve. Passe as gemas por uma peneira de plástico e bata com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada, adicione o amido de milho e misture bem. Cozinhe em fogo baixo mexendo continuamente até engrossar. Retire do fogo e acrescente a manteiga misturando vigorosamente para emulsionar e dar brilho. Passe por uma peneira bem fina e adicione as casquinhas de laranja. Deixe descansar por algumas horas na geladeira para pegar gosto.

Montagem:  Corte a massa cuidadosamente em quadrados de 6cm x 6cm. Faça duas camadas de massas intercaladas com o creme. Polvilhe a última camada de massa de açúcar de confeiteiro. Enfeite com os gomos frescos de laranja e fios de melaço.

Mensagem via Site