Olha, é tão bacana a ideia de um quiosque da Matte to Go, start-up Matte to Go – uma empresa regenerativa do meio ambiente do Luís Milek – ocupando parte do beco mais bacana da cidade que o convite “vai como veio”. Não tem o que tirar nem por, está tudo explicado e não dá pra perder. É amanhã, sexta, dia 15, na Saldanha Marinho, 1230. Se não der pra ir você tem até 15 de abril pra conhecer. A loja Manos & Hermanos estará lá também e vai lançar o Clube do Mate. São muitas as novidades. Confira:
O beco do centro de Curitiba, com Mada Pizza e Vinho, Ginger e Pepita Tapas, receberá do dia 15 de março até 15 de abril duas iniciativas super inovadoras relacionadas à erva-mate.
Logo na entrada o primeiro quiosque da Matte to Go, que servirá o famoso mate gelado das praias do Rio de Janeiro. As bebidas variam de R$ 8 a R$15, dependendo da receita que pode ser feita com chá mate e xaropes artesanais de limão, gengibre e especiarias. A grande novidade é a soda de mate verde que lembra um refrigerante super refrescante. Só experimentando para entender a explosão de sabor!
Com o slogan “Beber mate é fazer parte” a start-up Matte to Go se propõe a ser uma empresa regenerativa do meio ambiente. “A ideia é ir muito além de apenas servir as bebidas usando copo de papel e fazer a compostagem dos resíduos” diz o fundador Luiz Mileck. “Cada copo de mate consumido representa uma fração da planta lá na ponta da plantação, planta essa cultivada de forma sustentável”. E para ir além da simples compensação, a empresa regenera áreas degradadas através do plantio de novas mudas
de erva mate em ervais nativos de São Mateus do Sul. Em toda a decoração do espaço é possível ter contato com as mudas da planta.
E para os amantes do chimarrão, a versão da erva-mate infusionada com água quente, a segunda experiência inovadora é a loja conceito da Manos & Hermanos, localizada nos fundos do galpão. A fábrica colaborativa extrapola o consumo mais conservador da erva-mate, convidando o consumidor a uma dezena de tipos de erva-mate, das mais finas às mais grossas, das mais verdinhas até as descansadas. Toda esta experiência ainda pode ser degustada em blends que misturam essas sensações. Já imaginou misturar dois ou até três tipos de erva-mate na mesma cuia?
Fernando de Nadal, recém chegado na equipe para reforçar o comercial diz “A proposta da Manos & Hermanos é oferecer ao público mais experiente um leque maior de possibilidade de sabores e para os recém chegados na roda de mate, uma primeira experiência encatadora”. Segundo ele a erva-mate pode ser uma experiência mais fácil do que se pensa e se tornar um ritual saboroso e saudável. Além do Fernando, Luiz Mileck também faz parte da empresa, bem como os irmãos Zampier. João fica em São Mateus do Sul garantindo a qualidade na fábrica e o André é responsável pelo Marketing, se dividindo com sua recém aberta loja multimarcas e bar de erva-mate, a Sapeco na Rua 24 Horas.
Aproveitando a loja temporária da Saldanha Marinho 1230, a Manos & Hermanos também lança seu Clube do Mate. Serão 2 pacotes de 200g de um blend especialmente feito para o clube. O assinante poderá por apenas R$ 45 (preço promocional de lançamento sem frete) receber na sua casa, em todo o Brasil, duas experiências únicas com curadoria de especialistas na área. Mais informações no e-commerce da marca (https://manosehermanos.com.br/).
Toda esta iniciativa foi pensada e empacotada pelo Locavorista, agência especialista em transformar negócios através do locavorismo. Segundo o site da empresa (https://olocavorista.com.br/) “Um locavorista pratica um consumo local que promove, articula e conduz práticas para solucionar problemas de forma criativa, sustentável e com impacto local”.
Geovana do Amaral, sócia do Locavorista, relata o desafio do projeto. “O Luiz chegou depois de um almoço com o Beto Madalosso e me disse, temos menos de um mês para criar uma loja de erva mate”. Em um intervalo de uma reforma e outra, Beto disponibilizou a parte da frente do Galpão onde fica a Mada Pizza e Vinho.
Para esta tarefa ela reforçou o time com as meninas da Meio Arquitetura e Design (https://www.meioarquitetura.com/) e o ilustrador e designer Diego Carneiro (https://diegocarneiro.com.br/). “O conceito do projeto surgiu na primeira conversa, o desafio foi executar em tão pouco tempo” relatam as arquitetas e designers da Meio. Segundo Geovana foi pensado uma narrativa destacando a efemeridade da iniciativa. “Criamos o conceito Erva-Mate: eterno enquanto dure, fazendo um paralelo ao espaço e a sensação de se tomar uma cuia de mate durante uma roda”. A ilustração temporária do Diego na parede e o conceito de usar andaimes da Meio reforçam esta sensação efêmera de “aproveitar por que isso irá acabar”. Fotos do acervo do projeto Matte Cultural (https://www.instagram.com/mattecultural/) também decoram o espaço.
Durante 15 de março até 15 de abril o espaço funcionará das 9h até 21h de quarta a domingo e promoverá uma série de atividades. Todo sábado de manhã haverá degustação de mate gratuita e no domingo de manhã atividades para crianças. Sextas e Sábados haverá programação noturna com degustação de drinks elaborados com erva-mate. Confira toda a programação no instagram do Matte to Go (https://www.instagram.com/mattetogo/).
Serviço:
Pop-up Erva-Mate: Eterno Enquanto Dure
Período: 15 de Março à 15 de Abril
Horário: 9h – 21hs
Funcionamento: Quarta à Domingo
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1230 (anexo ao Mada Pizza e Vinho)