Nunca tinha feito, lembraria do “crêpes suzette”, claro, é uma receita que se deve “guardar do lado esquerdo do peito” e sacar numa oportunidade especial, desculpe, foi irresistível, estou romântica. Também pudera, lembra a França e estou com um pé lá. Aliás, acho que em outra encarnação, se existe, vivi lá.

Admiro a classe, a gastronomia, o jeito, o savoir-vivre. Por isso, estou com A Pequena Cozinha em Paris, da Rachel Khoo na boca do fogão, livro pra cima e pra baixo o tempo todo, quando dá.

img_7576

Difícil não gostar

Para o crêpes

200 g de farinha de trigo

1 pitada de açúcar

1 pitada de sal

2 ovos

Cerca de 600ml de leite

Manteiga derretida para fritar

Para preparar os crepes, misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela. Faça um buraco no centro e quebre nele os ovos. Misture os ingredientes aos poucos, adicionando leite suficiente para obter a consistência de um creme grosso. Não misture demais ou os crepes ficarão borrachudos. Leve à geladeira por no mínimo uma hora ou até o dia seguinte.

No dia seguinte, aqueça uma frigideira pequena e pincele com um pouco de manteiga derretida. Mexa a massa e incorpore mais leite se necessário, não precisei, a consistência ideal é de creme de leite fresco. Despeje um pouco da massa na frigideira, com o tempo você pega a prática, girando-a para espalhar a massa por todo o fundo. Cozinhe por um minuto mais ou menos, até dourar, solte as bordas com uma espátula, depois vire o crepe e cozinhe por mais um minuto. Unte a frigideira cada vez que for fritar. Rende mais ou menos 12 crepes.

Para o molho “suzette caramelado”

Raspas finas de uma laranja; suco de duas laranjas (cerca de 150ml); 75ml de licor de laranja; 100g de açúcar; 100g de manteiga amolecida em cubos (eu achei muita manteiga e usei apenas 30g mais ou menos).

Leve ao fogo uma frigideira com as raspas, o suco, o licor de laranja e o açúcar. Reduza por 15 minutos ou até obter uma calda grossa e dourada. Incorpore um cubo de manteiga de cada vez, mexendo bem. Cuide porque o caramelo pode queimar.

Dobre os crepes aquecidos em quatro e disponha num prato de servir. Regue-os com o molho e sirva imediatamente.

Mensagem via Site