Tempo de compota de figo. Já colhi os meus e fiz as minhas compotas. A receita está aqui, com o devido crédito para a Neide Rigo, que deu as dicas de como preparar. Agora, descobri uma maneira de como enriquecer qualquer doce com a ajuda das receitas do livro Jerusalém, dos ótimos Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi.

Acho que já falei sobre os dois aqui, nem lembro. A minha paixão começou quando conheci a delicatéssen deles em Londres. Pra quê. O livro publicado pelo selo Panelinha também é cheio de receitas inspiradoras, com fotos incríveis. Amo. Aqui muçulmanos e judeus somam e agradam sem distinção. Eles moraram nas mesmas cidades quando crianças, mas se conheceram em Londres. Viraram amigos e parceiros de negócios na deli Ottolenghi. Sinto falta de um lugar como esse aqui.

O creme de leite fresco (150ml), como nunca pensei nisso antes, é batido com iogurte grego (50g), queijo mascarpone (100g) e essência de baunilha (1/2 colher de chá). Especiarias, como cardamomo e anis-estrelado (em pó, ½ colher de chá; eu coloquei uma flor de anis mesmo) dão um toque exótico. Um pouquinho de açúcar (uma colher) quando for bater a nata e pronto.

O crocante ou farofa não tem segredo. É aquela bem caseira que usamos para fazer com banana ou maçã. O diferente aqui é que eles usam duas farinhas, açúcar mascavo e castanhas. Fica mais refinado e tem mais sabor, claro. Usei amêndoas em lascas, mas pode fazer com nozes ou qualquer castanha. Na receita eles usaram dois tipos de farinha, integral e comum. Usei apenas a comum, manteiga, açúcar mascavo. Sonho com esse creme e a farofa. Uma maravilha.

Farofa (para quatro pessoas)

40g de cada farinha de trigo (integral e branca)

50g de manteiga sem sal cortadas em cubos e amolecida

50g de açúcar mascavo

1 pitada de sal

100g de nozes ou castanha trituradas grosseiramente

Misture as farinhas, o açúcar, o sal e a manteiga e trabalhe a mistura com os dedos até ficar com a textura de farelos de pão, depois acrescente as nozes. Espalhe sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga e coloque no forno por 15 a 20 minutos até secar e assar. Retire e deixe esfriar.

Mensagem via Site