Atendendo pedidos. Então, a receita da chef Roberta Sudbrack testada foi a de um doce clássico francês: clafoutis de cereja ao creme inglês. Quando servi, logo perguntaram: “Não vai queimar o açúcar com o maçarico?” Isso porque é parente do delicioso creme brûlée e não é muito doce, agradando até homens, que, em geral, dispensam sobremesas. Bom, é muito fácil e rápido fazer clafoutis. Substitui as cerejas por framboesas e deu certo, não acompanhei com o creme inglês, achei desnecessário.
Clafoutis de Cereja ao creme inglês
Ingredientes (para 8 pessoas):
4 ovos
16 colheres de sopa de creme de leite fresco
220g de açúcar de confeiteiro
8 colheres de sopa de leite
2 favas de baunilha
400g de cerejas frescas sem semente
Creme Inglês:
01 fava de baunilha
500g de leite
06 gemas
100g de açúcar
Modo de preparar:
Unte um recipiente refratário com manteiga e polvilhe com açúcar. Leve à geladeira por 30 minutos. Bata os ovos ligeiramente com 200g do açúcar de confeiteiro. Adicione o creme de leite e leite e misture bem.
Abra a fava de baunilha, raspe bem as sementes e adicione à mistura de creme, leite e ovos. Disponha as frutas no refratário e cubra com a mistura. Polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até ficar dourado. Não deve ficar muito seco.
Creme Inglês:
Abra a fava de baunilha e acrescente as sementes e as favas ao leite. Ferva o leite. Passe as gemas por uma peneira de plástico e bata com p açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o leite aos poucos às gemas e misture bem.
Cozinhe em banho-maria até adquirir um creme espesso. Sirva o clafoutis com o creme inglês.