Um brownie inesquecível

0

A editora Patrícia Ferraz do caderno Paladar do Estadão publica semanalmente receitas na coluna “Prato do Dia”. A maioria dá vontade de fazer. A do brownie é do Food52 Genius Desserts, que não tem edição em português, e também ganha espaço aqui pra ficar comigo para sempre, morro de medo de perder minhas preciosidades pelo mundo digital, como acontece.

Receita mais que especial
Receita mais que especial

A diferença dessa receita é usar cacau em pó no lugar de chocolate. Ela deixou as nozes de fora, eu resolvi incorporar. Não dessa vez, já é a segunda que eu faço, ou melhor, foi meu anjo da guarda desta vez quem preparou. A editora usou uma forma maior do que a sugerida e o brownie ficou fininho, o que a jornalista indica. Fica Puxa-puxa, dá para imaginar?

Mas, a grande diferença, grande mesmo, é que usei o cacau da Cuore di Cacao, aqui de Curitiba. O sabor é incrível, vai por mim, chocólatra assumida.

Olha, é daquelas receitas fáceis “truque na manga”. Sucesso na certa.

Ingredientes

(16 fatias aproximadamente)

140g de manteiga sem sal

80g de cacau em pó

250g de açúcar

¼ de colher (chá) de sal

½ colher (chá) de extrato de baunilha (uso meia fava ou nem coloco)

2 ovos grandes gelados

65g de farinha de trigo

Preparo

  1. Ponha a manteiga, o cacau em pó e o açúcar numa vasilha de vidro ou alumínio e leve ao fogo em banho-maria mexendo de vez em quando, até estar quente demais para colocar o dedo. Se usar um fogão de indução basta cozinhar em temperatura bem baixa.
  2. Tire do fogo e deixe esfriar um pouco até amornar.
  3. Misture os ovos, um de cada vez, mexendo vigorosamente.
  4. Ponha a baunilha, misture.
  5. Adicione a farinha de trigo mexendo vigorosamente, pelo menos umas 40 vezes, levando a colher de baixo para cima (a textura vai fazer valer a pena cada mexida).
  6. Forre uma assadeira com papel manteiga com sobra de 1 ou 2 centímetros nas bordas para facilitar na hora de desenformar. Despeje a massa na fôrma.
  7. Leve ao forno preaquecido a 160 C. e asse por aproximadamente 25 minutos ou até que possa enfiar um palito e tirá-lo limpinho da massa.
  8. Deixe esfriar na assadeira, de preferência sobre uma grelha, para que o ar circule por baixo da assadeira também.
  9. Corte o brownie em quadrados ou retângulos – para obter fatias perfeitas, deixe-o na geladeira por uma hora antes de cortá-lo.
Jussara Voss - Gastronomia

Deixe Seu comentário