Clafoutis de cereja ao creme inglês

0

Atendendo pedidos. Então,  a receita da chef Roberta Sudbrack testada foi a de um doce clássico francês: clafoutis de cereja ao creme inglês. Quando servi, logo perguntaram: “Não vai queimar o açúcar com o maçarico?” Isso porque é parente do delicioso creme brûlée e não é muito doce, agradando até homens, que, em geral, dispensam sobremesas. Bom, é muito fácil e rápido fazer clafoutis. Substitui as cerejas por framboesas e deu certo, não acompanhei com o creme inglês, achei desnecessário.

clafoutisdecerejadsc00232

Clafoutis de Cereja ao creme inglês

 Ingredientes (para 8 pessoas):

4 ovos

16 colheres de sopa de creme de leite fresco

220g de açúcar de confeiteiro

8 colheres de sopa de leite

2 favas de baunilha

400g de cerejas frescas sem semente

Creme Inglês:

01 fava de baunilha

500g de leite

06 gemas

100g de açúcar

Modo de preparar: 

Unte um recipiente refratário com manteiga e polvilhe com açúcar. Leve à geladeira por 30 minutos. Bata os ovos ligeiramente com 200g do açúcar de confeiteiro. Adicione o creme de leite e leite e misture bem.

Abra a fava de baunilha, raspe bem as sementes e adicione à mistura de creme, leite e ovos. Disponha as frutas no refratário e cubra com a mistura. Polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro. Leve ao forno preaquecido a 180ºC até ficar dourado. Não deve ficar muito seco.

Creme Inglês:

Abra a fava de baunilha e acrescente as sementes e as favas ao leite. Ferva o leite. Passe as gemas por uma peneira de plástico e bata com p açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente o leite aos poucos às gemas e misture bem.

Cozinhe em banho-maria até adquirir um creme espesso. Sirva o clafoutis com o creme inglês.

Jussara Voss - Gastronomia

Deixe Seu comentário