O filé em emulsão levemente picante, acompanhado do pudim yorkshire e de legumes, foi um dos pratos servidos ao primeiro-ministro Tony Blair pela chefe Roberta Sudbrack, no Palácio das Alvoradas. Na época do jantar, a Europa enfrentava o “mal da vaca louca” e o filé à brasileira foi a escolha acertada. Blair repetiu o prato três vezes e não fique você pensando porque ele é muito guloso, faça a carne e sentirá na pele a dificuldade de comer pouco… O pudim yorkshire, que eu adoro,  assim como a receita do filé, mas vou postar aqui novamente, com a devida autorização da chefíssima. A receita dos legumes, eu não fiz com os “mini” desta vez, está aí embaixo. Ai que fome…

Ingredientes
(para 8 pessoas)
16 minicenouras
16 minialhos-poró
8 miniabrobrinhas
8 miniervilhas-tortas
50g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino moída na hora

Modo de preparar
Cozinhe separadamente os minilegumes em água fervente, até ficarem al dente.
Retire-os da água e coloque-os imediatamente num recepiente com água e gelo, para interromper o cozimento e preservar a cor e a textura.
Aqueça uma frigideira, junte a manteiga e o azeite e acrescente os legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e salteie por 2 minutos.

Filé em emulsão levemente picante
Ingredientes
(Para 8 pessoas)
1 e ½ kg de filé-mignon
Pimenta do reino triturada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
1 cebola fatiada
2 galinhos de tomilho fresco
½ litro de demi-glace
sal
barbante para amarrar

Modo de preparar
Limpe o filé mignon, amarre-o com barbantes e passe todos os lados da carne na pimenta triturada. Em uma frigideira grande, coloque a manteiga e o azeite de oliva e doure o filé mignon. Depois de dourar todos os lados, tempere com sal. Coloque a carne em outro recepiente e termine o cozimento em forno preaquecido a 240ºC por 8 minutos. Retire do forno e deixe descansar por alguns minutos, para que os sucos e os sabores se assentem. Retire o excesso de gordura da frigideira em que a carne foi dourada, acrescente a cebola e deixe murchar um pouco. Junte o tomilho e o demi-glace. Passe tudo para uma panela menor e deixe reduzir até adquirir consistência cremosa. Tempere com sal e deixe descansar um pouco com a panela tampada. Na hora de servir, coe o molho e sirva com os legumes e o pudim Yorkshire.

Sugestão de harmonização, por Manoel Beato
Barbesco – Gaja ou Chianti Clássico Reserva Fontodi – Itália

Fotografia: Jussara Voss

Mensagem via Site