Salada de rúcula, figos e camembert crocante

0

Para atender o pedido de uma leitora, publico novamente a receita  da salada de rúcula, com figos e camembert crocante,  do livro Uma chef, um Palácio, da Roberta Sudbrack Como eu já expliquei, as receitas, que a chef autoriza que eu publique, sumiram do meu endereço eletrônico que eu usava antes de estar aqui… A primeira vez que fiz foi em 2002, publiquei em 2008 e acho que vale a pena repetir porque é muito boa. Espero apenas que a leitora me perdoe, pois demorei a atendê-la. Como é época de figo e faz calor, acho que vem em boa hora. Espere aplausos.

Salada de rúcula, figos e camembert crocante
Ingredientes
Para 8 pessoas
450g de camembert
50g de farinha de trigo
6 colheres de sopa de manteiga sem sal
6 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
2 colheres de sopa de aceto balsâmico
2 maços de rúcula
8 figos lavados e cortados em quatro
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Sugestão de harmonização
Riesling – Zind Humbrecht – França

Modo de preparar
Corte o camembert em 16 fatias de 2cm de espessura e 7cm de comprimento. Passe ligeiramente na farinha de trifo e retire o excesso. Em uma frigideira anti-aderente, em fogo bem baixo, adicione três colheres de sopa de manteiga e três de azeite, e frite metade do queijo até ficar com uma crosta dourada e crocante. Retire e mantenha o queijo aquecido. Retire o excesso de gordura da frigideira, acrescente o restante da manteiga e do azeite e frite o queijo restante. Prepare um vinagrete com seis colheres de sopa do azeite de oliva e duas de aceto balsâmico.
Misture bem para emulsionar e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Disponha a rúcula nos pratos com os figos em fatias.
Coloque o camembert quente por cima, regue generosamente com o vinagrete balsâmico e sirva logo.

Fotografia: Jussara Voss

Jussara Voss - Gastronomia

Deixe Seu comentário